top of page
LOGO_Dra-Renata-Miranda.png

Biópsia renal

A biópsia renal consiste na retirada de material de tecido dos rins para análise microscópica para investigação das doenças renais.

A biópsia renal consiste na retirada de material de tecido dos rins para análise microscópica.  

Ela se faz necessária para a investigação das doenças renais que cursem com sinais e sintomas como: 

Síndrome nefrótica, síndrome nefrítica, insuficiência renal aguda, insuficiência renal rapidamente progressiva e proteinúria e/ou hematúria de origem desconhecida. 

Nestes variados contextos clínicos, entra uma ampla gama de diagnósticos diferenciais onde a biópsia é indispensável, seja para estabelecer o diagnóstico acurado, para fornecer informações  sobre a evolução e o prognóstico da doença ou para desenvolver abordagem racional para o tratamento das desordens renais. 

Alguns exemplos de doenças renais em que a biópsia é freqüentemente imprescindível são: nefropatia por IgA, nefrite lúpica, glomerulopatia membranosa, nefropatia por membrana fina, glomerulonefrite crescêntica, glomerulopatia membranoproliferativa, entre outras.   

O procedimento é realizado apenas com anestesia local e geralmente guiado por ultrassonografia. É feito em ambiente hospitalar pelo médico nefrologista.

FONTE: Sociedade Brasileira de Nefrologia.

bottom of page